Torta de morango com chantilly

torta morango 3

Sabe aquele tipo de sobremesa que te faz suspirar só de olhar? Pois é, a torta de morango com chantilly tem esse poder sobre mim desde que eu era criança. Lembro de ficar com o nariz grudado na vitrine da padaria do bairro, hipnotizada pela beleza daqueles morangos vermelhinhos sobre o chantilly branquinho. Minha mãe sempre dizia que meus olhos brilhavam mais do que os próprios morangos! E hoje, essa torta de morango virou minha especialidade em reuniões de família.

Um docinho que conquistou seu coração? Salve no Pinterest para encontrar depois!

Porque você vai adorar esta torta de morango

Tem coisa mais gostosa do que morder uma fatia generosa de torta onde o doce do morango se mistura com a leveza do chantilly? Acho que não, né? Esta receita tem um lugar especial no meu coração porque, além de linda e saborosa, ela tem o poder mágico de transformar qualquer dia comum em uma comemoração.

Sabe quando você precisa de um docinho para levantar o astral? Ou quando quer impressionar as visitas sem passar horas na cozinha? Esta torta é sua salvação! O contraste entre a massa amanteigada, o creme suave e os morangos fresquinhos cria uma explosão de sabores que faz qualquer um fechar os olhos de satisfação no primeiro garfo.

E o melhor de tudo: você não precisa ser um chef profissional para fazer uma torta bonita. Os morangos já fazem todo o trabalho visual por si só. Acredite, até minha torta de morango torta (desculpa o trocadilho!) acaba ficando lindona nas fotos.

Os ingredientes

Para a massa:

  • 200g de biscoito maisena triturado (eu confesso que às vezes como uns dois ou três antes de triturar, ops!)
  • 100g de manteiga sem sal derretida
  • 2 colheres de sopa de açúcar (pode ser menos se você preferir menos doce)

Para o recheio:

  • 300ml de creme de leite fresco (aquele para bater chantilly mesmo)
  • 3 colheres de sopa de açúcar (eu sempre coloco uma colherinha a mais, porque… doce!)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (isso faz toda diferença, confia!)

Para a cobertura:

  • 400g de morangos frescos (se puder, compre um pouquinho mais, porque sempre "desaparecem" alguns durante o preparo, não sei explicar como…)
  • 2 colheres de sopa de açúcar para macerar os morangos
  • Geleia de morango para dar brilho (opcional, mas fica tão lindo!)

Como preparar esta torta de morango

Preparando a base

  1. Comece triturando os biscoitos até virar uma farofinha (não precisa ser perfeito, um pouco de textura dá charme!).

  2. Misture a manteiga derretida e o açúcar aos biscoitos triturados. Vai ficar parecendo areia molhada da praia – e isso é o ponto certo!

  3. Forre uma forma de fundo removível de 23cm com essa mistura, pressionando bem com as costas de uma colher (ou com os dedos mesmo, é mais divertido). Leve à geladeira por 30 minutos para firmar. Eu já tentei pular essa etapa uma vez porque estava com pressa… resultado? Uma base que desmoronou na hora de servir. Não cometa o mesmo erro!

O creme dos sonhos

  1. Enquanto a base esfria, bata o creme de leite gelado (tem que ser bem gelado, senão vira sopa) com o açúcar e a essência de baunilha até formar picos firmes. Como saber se está no ponto? Vire a tigela de cabeça para baixo – se nada cair, está pronto! (Só não faça como eu que testei isso pela primeira vez em cima da mesa branca da minha sogra… 😅)

  2. Espalhe o chantilly sobre a base de biscoito já firme. Alise bem com uma espátula ou colher. Se quiser um truque de chef, molhe a espátula na água para deixar a superfície bem lisinha.

A camada de morangos que faz toda a diferença

  1. Lave e seque bem os morangos. Corte metade deles em fatias finas e reserve a outra metade inteiros para decoração.

  2. Coloque as fatias de morango em uma tigela, polvilhe com açúcar e deixe macerar por uns 10 minutinhos. Isso vai fazer eles soltarem um caldinho delicioso.

  3. Arrume as fatias de morango sobre o chantilly como você preferir. Eu gosto de fazer círculos concêntricos começando de fora para dentro – parece complicado, mas é só ir colocando um do ladinho do outro.

  4. Para finalizar com glamour, pincele um pouco de geleia de morango derretida por cima dos morangos para dar aquele brilho de vitrine de padaria. Se quiser deixar ainda mais bonita, decore com os morangos inteiros ao redor da torta.

Dicas de conservação

A torta de morango é daquelas sobremesas que fica melhor no mesmo dia em que é feita. Mas se você precisar preparar com antecedência, tenho alguns truques:

  • Você pode fazer a base e o chantilly com um dia de antecedência, mantendo-os separados na geladeira.
  • Só coloque os morangos poucos minutos antes de servir para evitar que eles soltem muito líquido e deixem o chantilly aguado.
  • Se sobrar (o que é raro lá em casa!), guarde na geladeira por até 2 dias, mas saiba que a textura vai mudar um pouquinho.

Variantes e substituições

Quer dar seu toque pessoal nesta torta de morango? Vai fundo:

  • Sem morangos na estação? Substitua por framboesas, amoras ou uma mistura de frutas vermelhas.
  • Se você é do time chocolate + morango (e quem não é?), experimente adicionar lascas de chocolate meio amargo entre o chantilly e os morangos.
  • Para uma versão mais fit, use biscoitos integrais na base e iogurte grego batido com um pouco de mel no lugar do chantilly.
  • Não tem essência de baunilha? Raspas de limão dão um toque cítrico delicioso que combina super bem com os morangos!

Quer fazer algo realmente diferente? Experimente adicionar uma camada fina de creme de chocolate branco entre a base e o chantilly. É de lamber os dedos!

Com o que servir esta torta de morango

Esta torta já é uma estrela por si só, mas se quiser elevar a experiência ainda mais:

  • Um cafezinho coado na hora é o par perfeito. Aquele amargor do café com o doce da torta… hummm!
  • Para ocasiões especiais, uma taça de espumante rosé complementa os sabores dos morangos divinamente.
  • No verão, sirva com uma bola de sorvete de creme ao lado. Quando o sorvete começa a derreter e se mistura com o caldinho dos morangos… não tem preço!
  • E se estiver com visitas, apresente a torta com um raminho de hortelã fresquinha por cima – não só fica lindo como dá um aroma refrescante.

FAQ

Os morangos estão muito caros. Posso usar congelados?
Pode sim! Só lembre de descongelar bem e secar com papel toalha antes de usar, pois eles soltam bastante água. Para a decoração, prefira os frescos, mas para o recheio, os congelados funcionam perfeitamente.

Meu chantilly desandou, e agora?
Calma! Coloque a tigela com o creme no congelador por uns 5 minutos e tente bater novamente. Se ainda assim não der certo, use-o como cobertura para um café gelado e comece outro – acontece com os melhores!

Quanto tempo antes posso preparar esta torta?
O ideal é terminar a montagem no máximo 2 horas antes de servir. Mas você pode deixar a base e o chantilly prontos na geladeira e só montar quando for servir.

Esta torta congela bem?
Sinceramente? Não é a melhor ideia. O chantilly e os morangos mudam muito de textura depois de congelados. Prefira fazer apenas a quantidade que vai consumir.

Minha torta ficou com a base muito dura. O que eu fiz de errado?
Provavelmente você compactou demais a mistura de biscoitos ou usou mais manteiga que o necessário. Na próxima, pressione mais levemente e siga as medidas certinhas!

Cada vez que preparo essa torta de morango, me sinto como uma criança de novo, ansiosa para dar a primeira mordida. É incrível como um doce tão simples pode guardar tantas memórias e criar novas cada vez que é servido. O brilho nos olhos dos convidados quando coloco ela na mesa é igualzinho ao que eu tinha quando olhava aquela vitrine da padaria.

Se você fizer esta receita, me conta como foi? Quero saber se os morangos também "desapareceram" misteriosamente durante o preparo na sua casa, ou se isso só acontece na minha cozinha! Compartilhe suas fotos, suas variações e, claro, o suspiro de satisfação da primeira mordida. Estou esperando ansiosa para saber como a sua torta de morango conquistou corações por aí!

Print Recipe

Torta de Morango com Chantilly

Sabe aquele tipo de sobremesa que te faz suspirar só de olhar? Pois é, a torta de morango com chantilly tem esse poder sobre mim desde que eu era criança. Linda, deliciosa, fácil de preparar e perfeita para qualquer ocasião, esta torta vai encantar sua família e seus convidados.
Prep Time30 minutes
Geladeira30 minutes
Total Time1 hour
Course: Sobremesa
Cuisine: Brasileira
Keyword: Torta de Morango, Chantilly, Morango, Torta de Morango com Chantilly, Sobremesa Fácil, Torta Gelada
Servings: 10 fatias
Calories: 320kcal

Equipment

  • Forma de fundo removível (23cm)
  • Tigela grande
  • Batedeira
  • Espátula
  • Colher

Ingredients

Para a base

  • 200 g biscoito maisena triturado
  • 100 g manteiga sem sal derretida
  • 2 colheres de sopa açúcar

Para o recheio (chantilly)

  • 300 ml creme de leite fresco bem gelado, para bater chantilly
  • 3 colheres de sopa açúcar
  • 1 colher de chá essência de baunilha

Para a cobertura

  • 400 g morangos frescos lavados e secos
  • 2 colheres de sopa açúcar para macerar os morangos
  • geleia de morango opcional, para dar brilho

Instructions

  • Preparando a base:
    1. Triture os biscoitos maisena até formar uma farofa grossa.
    2. Misture a manteiga derretida e o açúcar à farofa de biscoito até obter uma textura de areia molhada.
    3. Forre o fundo de uma forma de fundo removível (23cm) com a mistura, pressionando bem para compactar. Leve à geladeira por 30 minutos para firmar.
  • O creme dos sonhos (chantilly):
    1. Enquanto a base está na geladeira, bata o creme de leite fresco bem gelado com o açúcar e a essência de baunilha até formar picos firmes.
    2. Espalhe o chantilly sobre a base já fria, alisando com uma espátula.
  • A camada de morangos:
    1. Lave e seque bem os morangos. Corte metade em fatias e reserve a outra metade inteira para decorar.
    2. Misture as fatias com o açúcar e deixe macerar por 10 minutos.
    3. Disponha as fatias maceradas sobre o chantilly conforme desejar.
    4. Se quiser, pincele geleia de morango por cima para dar brilho e decore com morangos inteiros nas bordas.
  • Leve à geladeira até a hora de servir. A torta fica melhor consumida no mesmo dia.

Notes

Dicas de conservação:
Prepare a base e o chantilly com antecedência, guardando separados na geladeira. Coloque os morangos minutos antes de servir para evitar excesso de líquido.
Variações: Troque os morangos por outras frutas vermelhas. Se quiser, adicione raspas de limão ou lascas de chocolate entre o chantilly e os morangos.
Como servir: Sirva com cafezinho ou sorvete de creme, e decore com hortelã para um toque refrescante.

Receitas Similares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Recipe Rating