Pão caseiro com ervas finas

pao ervas 3

Sabe aquele dia em que a casa inteira parece ficar perfumada, convidativa, e você nem precisa fazer um esforço enorme? Foi exatamente assim da primeira vez que fiz meu pão caseiro com ervas finas. Eu estava tendo um domingo preguiçoso, daqueles que pedem algo especial mas sem muito trabalho. Foi quando me lembrei da receita de pão com ervas que minha avó costumava fazer. Quem diria que esse pão ervas se tornaria meu coringa para impressionar visitas (e até a mim mesma) nos dias mais comuns?

Um docinho que conquistou seu coração? Salve no Pinterest para encontrar depois!

Por que você vai adorar este pão ervas

Vou ser sincera: fazer pão caseiro pode parecer intimidador. Aquela história do fermento, da espera, do sovar… Mas esse pão com ervas é praticamente à prova de erro! O cheirinho que toma conta da casa enquanto ele assa é simplesmente indescritível. Já pensou em acordar com esse aroma de padaria gourmet sem precisar sair de casa?

Além disso, tem algo mágico em cortar uma fatia desse pão ainda quentinho e ver a manteiga derretendo devagarzinho. É como um abraço em forma de comida! E olha, você pode mudar as ervas de acordo com o que tem na geladeira – ele nunca fica igual, mas sempre fica delicioso.

O melhor? Ele parece que deu um trabalhão, mas entre nós, é bem mais simples do que aparenta. Perfeito para quem quer impressionar com pouco esforço (e quem não quer, né?).

Os ingredientes

  • 4 xícaras de farinha de trigo (uso sempre a mais branquinha)
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
  • 2 colheres de chá de sal (não seja tímido aqui!)
  • 1 colher de chá de açúcar (só para dar um "oi" para o fermento)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem (aquele especial que você esconde da visita)
  • 1 e 1/2 xícara de água morna (tipo banho de bebê – nem quente, nem fria)
  • 2 colheres de sopa de mix de ervas finas picadas (alecrim, tomilho, salsa, cebolinha – quem manda é você!)
  • 1 dente de alho amassado (opcional, mas quem não gosta de um alho na vida?)
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida (para pincelar depois – porque mais manteiga é sempre a resposta)

Sabe o que eu adoro nessa lista? Provavelmente você já tem tudo isso em casa. E se não tiver alguma das ervas, não drama! Use o que tiver à mão. Às vezes faço só com alecrim quando estou com preguiça de picar várias ervas, e continua uma delícia.

Como preparar este pão ervas

Etapa 1: Acordando o fermento

Numa tigela pequena, misture o fermento, o açúcar e meia xícara da água morna. Mexa bem e deixe descansar por uns 10 minutos. Quando começar a formar uma espuminha, é sinal que seu fermento está vivinho e pronto para trabalhar. Se não espumar, hora de verificar a data de validade do seu fermento…

Etapa 2: Misturando tudo

Numa tigela grande (e digo grande mesmo, o pão vai crescer!), coloque a farinha e o sal. Faça um buraquinho no meio, tipo vulcão, e despeje a mistura de fermento. Adicione o azeite, o alho e o restante da água morna. Misture tudo com uma colher até começar a formar uma massa.

Etapa 3: Hora da academia caseira

Agora é hora de sovar! Jogue um pouquinho de farinha na bancada e sove essa massa por uns 8-10 minutos. Não, não é exagero – esse é o segredo para um pão fofinho! Pense nisso como sua sessão de terapia do dia. Toda a irritação com o chefe? Descarregue na massa. A conta que chegou mais alta? Sova mais! Quando a massa estiver lisinha e elástica, é hora do próximo passo.

Etapa 4: A hora mais zen (ou a mais tediosa)

Coloque a massa numa tigela untada com azeite, cubra com um pano limpo e deixe crescer em um lugar quentinho por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Se estiver frio, ligo o forno por 1 minuto, desligo e coloco a tigela lá dentro. Funciona como um charm!

Etapa 5: Ervas na jogada

Depois que a massa cresceu, sove-a novamente por uns 2 minutos, só para tirar o ar. Agora vem a parte divertida: espalhe as ervas picadas sobre a massa e dobre várias vezes para incorporá-las. Tente distribuir bem, mas não se preocupe se não ficar perfeito – o charme está na imperfeição!

Etapa 6: Modelagem e mais descanso (sim, esse pão é preguiçoso)

Modele a massa no formato que preferir – eu geralmente faço um formato redondo, tipo pão rústico. Coloque-a numa forma untada, cubra novamente e deixe crescer por mais 30 minutos.

Etapa 7: Ao forno!

Preaqueça o forno a 200°C. Antes de levar ao forno, faça alguns cortes superficiais na massa com uma faca bem afiada (isso além de bonito, ajuda o pão a crescer). Asse por 25-30 minutos, ou até ficar douradinho por cima e soar oco quando você bater na parte de baixo.

Etapa 8: O toque final

Assim que sair do forno, pincele a manteiga derretida por cima. Isso vai dar um brilho especial e mais sabor. Depois é só deixar esfriar um pouquinho (ou não, quem sou eu para julgar?) e devorar!

Consejos de conservação

Vou ser sincera: esse pão raramente dura mais de um dia na minha casa. Normalmente a primeira fornada some antes mesmo de esfriar completamente! Mas se você tiver mais autocontrole que eu, guarde-o em um saco plástico ou pote hermético depois que esfriar completamente.

Na temperatura ambiente, ele dura uns 2 dias. Se quiser que dure mais, fatie-o e congele. Aí é só tirar as fatias que for usar e tostar direto do congelador. Em 5 minutinhos você tem pão fresquinho de novo!

Uma dica de ouro: quando o pão começar a ficar mais durinho (geralmente no dia seguinte), faça torradas com ele e sirva com um patê caseiro. Ou transforme em croutons para salada. Ou ainda faça uma torrada com ovo. As possibilidades são infinitas!

Variantes e substituições

A beleza desse pão ervas é que você pode personalizá-lo de mil maneiras!

Se você não tem todas as ervas, use só as que tiver. Até mesmo só com orégano fica uma delícia! Já fiz com manjericão fresco picado e foi um sucesso absoluto.

Não tem azeite? Use óleo de girassol. A textura fica um pouco diferente, mas continua gostoso.

Para uma versão mais rica, adicione uns 100g de queijo parmesão ralado à massa. Ou mozzarella em cubinhos pequenos que vão derreter e formar bolsas de queijo dentro do pão (só de lembrar já estou salivando!).

Uma versão que faço muito no inverno é adicionar tomatinhos secos picados junto com as ervas. Fica com um sabor meio mediterrâneo incrível!

Para uma versão integral, substitua metade da farinha branca por integral. Só fique atento que pode precisar de um pouquinho mais de água, já que a farinha integral absorve mais líquido.

Com o que servir este pão ervas

Ah, as possibilidades! Esse pão é tão versátil que combina com praticamente tudo.

Minha forma preferida é com uma camada generosa de manteiga, enquanto o pão ainda está morno. Ver a manteiga derretendo lentamente é quase terapêutico!

Para um café da manhã elaborado, sirva fatias torradas com ovos mexidos e abacate. É o tipo de refeição que faz você começar o dia sentindo que a vida é boa, sabe?

Para um lanche rápido, use como base para sanduíches – um pouco de queijo branco, tomate e rúcula, e você tem um lanche gourmet que faria qualquer cafeteria cobrar R$30!

No almoço ou jantar, é o parceiro perfeito para acompanhar sopas e ensopados. Aquele momento de molhar o pão no caldinho é impagável!

E para um momento mais especial? Sirva fatias finas, levemente tostadas, com um bom azeite e flor de sal para acompanhar um vinho tinto. Seus amigos vão jurar que você virou chef profissional!

FAQ

O fermento fresco funciona no lugar do seco?
Sim! Use aproximadamente o dobro da quantidade de fermento fresco. Só lembre de esmagar bem antes de misturar com a água morna.

Posso deixar a massa descansando de um dia para o outro?
Absolutamente! Na verdade, isso pode até melhorar o sabor. Deixe a massa na geladeira depois da primeira fermentação, mas lembre-se de tirá-la uma hora antes de modelar para que volte à temperatura ambiente.

Meu pão ficou muito denso. O que eu fiz de errado?
Provavelmente faltou tempo de fermentação ou o fermento não estava ativo o suficiente. Verifique se a água não estava quente demais (mata o fermento) ou fria demais (não o ativa). E dê tempo ao tempo – a massa precisa dobrar de tamanho!

Posso fazer esse pão sem glúten?
Honestamente? É complicado. As farinhas sem glúten têm comportamento bem diferente. Existe um universo de receitas específicas para pão sem glúten que funcionam melhor que simples substituições.

É normal meu pão rachar durante o cozimento?
Super normal! Na verdade, é até desejável – mostra que o pão cresceu corretamente no forno. Se você fizer cortes na superfície antes de assar, consegue controlar melhor onde as rachaduras vão aparecer.

Lembra daquele cheirinho de pão caseiro que mencionei no início? Esse é o tipo de aroma que transforma qualquer casa num lar. Não é só o pão ervas que sai do forno – é uma experiência completa, que conecta memórias, desperta sentidos e cria momentos.

Da próxima vez que você estiver com um tempinho livre (mesmo que seja só um domingo preguiçoso), experimente essa receita. E por favor, me conta como foi! Comenta aqui embaixo se você fez alguma adaptação, se ficou com alguma dúvida ou só pra dizer que se lambuzou de manteiga. Ah, e se postar nas redes sociais, me marca! Nada me deixa mais feliz do que ver minha receita de pão com ervas fazendo sucesso na casa de outras pessoas. Bom apetite e até a próxima fornada!

Print Recipe

Pão Caseiro com Ervas Finas

Um pão caseiro com ervas finas, feito para perfumar sua casa e conquistar qualquer coração! Receita inspirada nas memórias da vovó, com preparo simples e resultado gourmet. Perfeito para dias preguiçosos ou para impressionar visitas.
Prep Time25 minutes
Cook Time30 minutes
Tempo de descanso1 hour 30 minutes
Total Time2 hours
Course: Pães
Cuisine: Caseira
Keyword: Pão com ervas, Pão caseiro, Pão de ervas finas, Pão fácil
Servings: 1 pão grande
Calories: 210kcal

Equipment

  • Tigela grande
  • Tigela pequena
  • Colher de pau
  • Forma para pão ou assadeira
  • Pano de prato

Ingredients

Ingredientes

  • 4 xícaras farinha de trigo use preferência pela mais branquinha
  • 2 colheres de sopa fermento biológico seco
  • 2 colheres de chá sal
  • 1 colher de chá açúcar
  • 2 colheres de sopa azeite de oliva extra virgem pode substituir por óleo de girassol
  • 1 1/2 xícara água morna nem quente, nem fria
  • 2 colheres de sopa mix de ervas finas picadas alecrim, tomilho, salsa, cebolinha, ou a gosto
  • 1 dente alho amassado opcional
  • 1 colher de sopa manteiga derretida para pincelar após assar

Instructions

  • Etapa 1: Acordando o fermento
    Numa tigela pequena, misture o fermento, o açúcar e meia xícara da água morna (120 ml). Mexa e deixe descansar por 10 minutos até espumar.
  • Etapa 2: Misturando tudo
    Em uma tigela grande, coloque a farinha e o sal. Faça um buraco no centro, despeje a mistura do fermento, o azeite, o alho (se usar) e o resto da água morna. Misture bem com uma colher até começar a formar uma massa.
  • Etapa 3: Sovando a massa
    Sove a massa em bancada enfarinhada por 8-10 minutos, até ficar lisa e elástica.
  • Etapa 4: Primeira fermentação
    Ponha a massa em uma tigela untada, cubra com pano e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume.
  • Etapa 5: Incorporando as ervas
    Sove novamente por 2 minutos para tirar o ar. Espalhe as ervas picadas sobre a massa e dobre algumas vezes para misturar bem.
  • Etapa 6: Modelando e segunda fermentação
    Modele o pão no formato desejado, coloque em forma untada, cubra e deixe crescer mais 30 minutos.
  • Etapa 7: Assando
    Preaqueça o forno a 200°C. Faça cortes superficiais com faca afiada. Asse por 25-30 minutos, até dourar e soar oco.
  • Etapa 8: Toque final
    Retire do forno e pincele manteiga derretida por cima. Deixe esfriar por alguns minutos e sirva.

Notes

Varie as ervas de acordo com o que tiver em casa. Para versões diferentes, acrescente queijo ralado, tomate seco ou troque parte da farinha por integral. Perfeito para servir com sopas, fazer sanduíches ou só devorar com manteiga.

Receitas Similares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Recipe Rating