Torta de frango cremosa com catupiry

torta frango cremosa 3

Olha, não tenho vergonha de confessar: sou totalmente viciada em torta de frango cremosa. Aquele tipo de vício que faz você inventar desculpas para preparar a receita. "Ah, temos visitas chegando" (mentira, só quero comer torta). Ou o clássico "preciso aproveitar aquele frango que sobrou" (quando na verdade comprei o frango especificamente para fazer a torta). É um caso de amor verdadeiro, gente!

Um docinho que conquistou seu coração? Salve no Pinterest para encontrar depois!

Essa torta de frango cremosa com catupiry é daquelas receitas que me fazem sentir como se eu tivesse superpoderes na cozinha. Sabe quando todo mundo te olha como se você fosse uma chef profissional, mas na verdade a receita é tão simples que até nos dias mais caóticos dá pra fazer? Pois é, esse é o poder dessa torta maravilhosa. E o melhor? Ela fica tão gostosa que ninguém acredita quando conto o quão fácil é preparar.

Porque você vai amar essa torta frango cremosa

Vamos combinar que todo mundo tem aquela receita coringa, né? Aquela que você prepara quando quer impressionar sem muito esforço. Para mim, essa torta de frango cremosa é O CORINGA dos coringas.

Primeiro, ela tem uma massa que literalmente desmancha na boca. Sério, é tipo nuvem de tão leve! E o recheio? Meu Deus, aquela combinação de frango desfiado com catupiry é praticamente um abraço em forma de comida.

Você já teve aquele momento em que dá a primeira mordida em algo e fecha os olhos involuntariamente? Pois é, prepare-se para isso. E não me culpe se você começar a fazer sons estranhos de satisfação enquanto come. Acontece com os melhores de nós!

Outra coisa incrível: essa torta frango cremosa é versátil demais. Serve para almoço de domingo com a família, jantar descontraído com amigos, marmita para o trabalho e até café da manhã do dia seguinte (sim, eu já fiz isso e não me arrependo de nada).

Os ingredientes

Para a massa:

  • 3 xícaras de farinha de trigo (eu sempre coloco um pouquinho mais, tipo uns 3 dedos acima da medida da xícara, porque gosto da massa mais firminha)
  • 1 xícara de leite morno
  • 1/2 xícara de óleo
  • 3 ovos (se forem pequenos, pode colocar 4, vai por mim)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • Uma pitadinha de amor (tá, isso não existe, mas eu juro que faz diferença imaginar que está colocando!)

Para o recheio:

  • 500g de peito de frango cozido e desfiado (eu sempre preparo um pouco mais porque, convenhamos, todo mundo rouba um pouquinho enquanto está desfiando)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados (ou 3, ou 4… quem é que conta mesmo?)
  • 1 tomate sem sementes picado
  • 1/2 pimentão vermelho picado (dá uma cor linda!)
  • 1 lata de milho (escorrido)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 200g de requeijão cremoso/catupiry (eu sempre coloco mais, tipo 250g, porque… por que não?)
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite para refogar

Para a cobertura:

  • 1 gema para pincelar (dá um brilho incrível!)
  • Queijo ralado a gosto (aqui em casa é MUITO a gosto, se é que me entende)

Como preparar essa torta frango cremosa

Preparando o recheio

  1. Primeiro, vamos ao recheio. Aqueça uma panela com o azeite e doure a cebola e o alho. Fique de olho! Nada de deixar o alho queimar e ficar com gosto amargo (já fiz isso mais vezes do que gostaria de admitir).

  2. Adicione o frango desfiado e mexa bem. Depois, é a vez do tomate e do pimentão. Deixe refogar por uns 3 minutinhos ou até o tomate começar a desmanchar.

  3. Agora vem a parte boa: adicione o milho, o creme de leite e o requeijão. Misture até ficar bem cremoso e homogêneo. Sabe aquela textura que dá vontade de comer só o recheio com uma colher? Essa mesmo!

  4. Finalize com o cheiro verde, o sal e a pimenta. Desligue o fogo e reserve. E por favor, resista à tentação de comer tudo antes de montar a torta (ou pelo menos deixe o suficiente para o recheio, né?).

Preparando a massa

  1. Em uma tigela grande, coloque os ovos e bata levemente com um garfo. Adicione o leite morno e o óleo, misturando bem.

  2. Agora, adicione a farinha aos poucos, mexendo para incorporar. O segredo é não socar a massa! Misture com carinho, como se estivesse ninando um bebê (tá, exagerei, mas é só para você entender que precisa ser delicado).

  3. Por último, adicione o fermento e o sal. Misture só o suficiente para incorporar. Massa pronta!

Montando a torta

  1. Unte uma forma redonda ou retangular (eu prefiro retangular porque dá mais pedaços, sou esperta!).

  2. Despeje metade da massa na forma e espalhe bem.

  3. Coloque todo o recheio por cima, espalhando uniformemente. Se você roubou muito recheio durante o preparo, talvez tenha que improvisar aqui, mas confio em você!

  4. Cubra com o restante da massa. Não se preocupe se não ficar perfeito, o charme está na imperfeição (pelo menos é o que digo para me consolar quando minha torta fica toda torta).

  5. Pincele a gema por cima e polvilhe o queijo ralado.

  6. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 35-40 minutos, ou até dourar. Você vai saber que está pronto quando sua casa inteira estiver com aquele cheirinho irresistível de torta frango cremosa.

Dicas de conservação

Essa torta pode ser guardada na geladeira por até 3 dias. Mas, sinceramente? Nunca durou mais de 24 horas aqui em casa. É sempre aquela história: "Vou guardar para amanhã". Aí quando você vê, está de madrugada na cozinha, de pijama, com a geladeira aberta, comendo mais um pedacinho.

Para esquentar, o microondas funciona, mas o forno deixa a massa crocante de novo – 10 minutinhos a 180°C e ela volta a ficar deliciosa como recém-saída do forno.

Ah, e dá para congelar também! Corte em pedaços individuais, embrulhe em filme plástico e depois em papel alumínio. No freezer, dura até 3 meses. Quando quiser comer, é só descongelar na geladeira e aquecer no forno.

Variantes e substituições

Olha, essa torta é tão versátil que dá para brincar bastante com os ingredientes. Algumas ideias:

  • Sem catupiry? Use cream cheese ou até mesmo aquele requeijão mais baratinho do supermercado. Funciona!
  • Quer algo mais picante? Adicione uma colherzinha de pimenta calabresa ao recheio. Fica divino!
  • Vegetariano na família? Substitua o frango por palmito ou abobrinha refogada.
  • Está sem milho? Coloque ervilhas, ou simplesmente pule essa parte.
  • Quer impressionar a visita? Adicione um pouquinho de curry ao frango. As pessoas vão te perguntar qual é o seu segredo!

O legal é que essa torta frango cremosa aceita modificações com um sorriso no rosto. É tipo aquela amiga que topa qualquer programa e sempre se diverte.

Com o que servir essa torta frango cremosa

Na minha opinião, essa torta já é uma refeição completa por si só. Mas se você quer incrementar um pouquinho, uma salada verde bem fresquinha ao lado cai como uma luva! Aquela saladinha simples com alface, tomate, cebola roxa e um molhinho de limão com azeite.

Para os dias mais frios, uma sopa de legumes como entrada antes da torta transforma o jantar em uma experiência completa. E para beber? Um suco natural de laranja ou até mesmo um vinho branco suave, para quem curte.

E o melhor cenário para servir essa torta frango cremosa? Um domingo à tarde, com a família reunida, aquela preguiça gostosa no ar, e talvez um filminho na TV depois. Isso sim é vida boa!

FAQ

A massa ficou muito mole, o que eu faço?
Calma, não entra em pânico! Adicione um pouquinho mais de farinha, uma colher de sopa por vez, até chegar na consistência de um creme grosso. Mas cuidado para não exagerar e deixar a massa pesada!

Posso preparar com antecedência?
Claro! Você pode deixar o recheio pronto no dia anterior, guardar na geladeira, e só montar e assar no dia. Fica perfeito e você economiza tempo.

É normal o meio da torta ficar mais molhadinho?
Totalmente! É até desejável, na verdade. Significa que sua torta frango cremosa está… bem, cremosa! Se quiser algo mais sequinho, diminua um pouco a quantidade de requeijão.

Não tenho forno, posso fazer na airfryer?
Olha, nunca testei, mas acho que em porções menores pode funcionar sim! Divida a massa e o recheio em forminhas individuais que caibam na sua airfryer.

A torta não cresceu muito, fiz algo errado?
Provavelmente seu fermento estava velho ou a temperatura do forno não estava alta o suficiente. Mas não se preocupe, mesmo mais baixinha ela continua deliciosa!

Sabe o que eu mais amo nessa torta frango cremosa com catupiry? Além do sabor incrível, é ver a cara de felicidade de quem experimenta. Tem algo mágico em preparar comida para as pessoas que amamos, não é mesmo? É como dar um abraço, só que em forma de comida.

Se você preparar essa receita, por favor, me conta como foi! Tira uma foto antes que todo mundo ataque (porque, acredite, vai acabar rapidinho) e compartilha comigo. Quero saber se você fez alguma modificação na receita, se virou fã tanto quanto eu, ou se tem alguma dica para deixá-la ainda mais especial.

E lembra: cozinhar não precisa ser perfeito, só precisa ser feito com carinho. Mesmo que sua torta saia toda "torta", o que importa é o sabor e o amor que você colocou nela. Bom apetite!

Print Recipe

Torta de Frango Cremosa com Catupiry

Uma torta de frango cremosa, recheada com catupiry e muito amor, perfeita para refeições no dia a dia, visitas ou aquele domingo preguiçoso com a família. Massa leve, recheio cremoso e irresistível!
Prep Time20 minutes
Cook Time40 minutes
Total Time1 hour
Course: Prato Principal
Cuisine: Brasileira
Keyword: Torta de Frango, Torta Cremosa, Catupiry, Frango com Requeijão, Receita Fácil, Torta Salgada
Servings: 8 pedaços generosos
Calories: 345kcal

Equipment

  • Forma retangular ou redonda
  • Panela
  • Tigela grande

Ingredients

Massa

  • 3 xícaras farinha de trigo pode acrescentar um pouco mais para a massa ficar mais firme
  • 1 xícara leite morno
  • 1/2 xícara óleo
  • 3 ovos se forem pequenos, pode usar 4
  • 1 colher de sopa fermento em pó
  • 1 colher de chá sal
  • amor uma pitadinha! 🙂

Recheio

  • 500 g peito de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados (ou a gosto)
  • 1 tomate sem sementes, picado
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 1 lata milho escorrido
  • 1 caixinha creme de leite
  • 200 g requeijão cremoso ou catupiry pode usar até 250g para ficar ainda mais cremoso
  • cheiro verde a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa azeite para refogar

Cobertura

  • 1 gema para pincelar
  • queijo ralado a gosto

Instructions

  • Recheio: Aqueça uma panela com azeite, doure a cebola e o alho sem deixar queimar.
  • Acrescente o frango desfiado, misture bem. Adicione o tomate e o pimentão, refogue cerca de 3 minutos até o tomate começar a desmanchar.
  • Adicione o milho, o creme de leite e o requeijão. Misture até ficar cremoso e homogêneo.
  • Finaliza com cheiro verde, sal e pimenta. Reserve.
  • Massa: Em uma tigela, bata levemente os ovos com um garfo. Adicione leite morno e óleo, misturando.
  • Adicione a farinha aos poucos, misturando delicadamente.
  • Por último, inclua o fermento e o sal. Misture apenas até incorporar.
  • Montagem: Unte uma forma. Despeje metade da massa, espalhe o recheio e cubra com o resto da massa.
  • Pincele a gema sobre a massa e polvilhe queijo ralado.
  • Leve ao forno preaquecido a 180°C por 35-40 minutos ou até dourar.

Notes

Guarde a torta na geladeira por até 3 dias, ou congele em pedaços. Para variar, experimente trocar o frango por palmito (versão vegetariana), adicionar curry ao recheio, ou substituir catupiry por cream cheese.

Receitas Similares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Recipe Rating