Pão doce recheado com leite condensado
Confesso que minha avó nunca vai aceitar, mas este pão doce com leite condensado é possivelmente a melhor coisa que já saiu do meu forno! Tem dias que acordo com aquela vontade de sentir um cheirinho de pão caseiro tomando conta da casa, sabe? Foi numa dessas manhãs nostálgicas que decidi inventar moda e criar esse pão doce leite que virou tradição aqui em casa. Aquele tipo de receita que me faz receber mensagens no WhatsApp: "Você vai fazer aquele pão divino hoje?"
Um docinho que conquistou seu coração? Salve no Pinterest para encontrar depois!
Porque você vai adorar este pão doce leite
Já imaginou morder um pedacinho de nuvem com recheio de felicidade? Pois é exatamente isso que esse pão representa! Ele tem aquela casquinha levemente dourada que faz um barulhinho quando você aperta, mas por dentro… ah, por dentro é pura maciez!
O que mais me encanta nessa receita é como ela transforma um café da tarde comum em um momento especial. Tenho uma amiga que literalmente chorou ao provar. OK, ela estava grávida e com hormônios à flor da pele, mas ainda assim conta como um elogio, né?
E vamos combinar: qual receita consegue deixar a cozinha com um cheiro tão aconchegante que até o vizinho pergunta o que está assando? Este pão doce com leite condensado tem esse superpoder. Quando faço, sempre separo um pedaço para o Seu Carlos do 302, que bate na minha porta "coincidentemente" quando sente o cheirinho no corredor.
Os ingredientes
Para a massa do pão:
- 500g de farinha de trigo (daquele tipo que sua vó guarda na lata bonita)
- 1 xícara de leite morno (nem frio, nem pelando – tem que estar na temperatura do banho de bebê)
- 50g de manteiga em temperatura ambiente (daquelas que você esqueceu de tirar da geladeira e microondou rapidinho)
- 10g de fermento biológico seco (ou 30g do fresco, se você for dessas pessoas organizadas)
- 2 ovos inteiros (temperatura ambiente também, por favor!)
- 1/2 xícara de açúcar (eu sempre coloco um pouquinho mais, confesso)
- 1 pitadinha de sal (literalmente um beliscão)
Para o recheio divino:
- 1 lata de leite condensado (e muita força de vontade para não comer metade antes)
- 100g de coco ralado (aquele que sobrou da última receita e você pensou "um dia vou usar")
- Essência de baunilha (umas gotinhas só – esse é meu segredo pessoal)
Como preparar este pão doce leite
Passo 1: Acordando o fermento
Misture o fermento com o leite morninho e uma colherinha do açúcar. Deixe descansar por uns 10 minutos até ficar borbulhante. Se não borbulhar, seu fermento está de férias permanentes e você precisa de um novo.
Passo 2: Misturando a massa
Em uma tigela grande (daquelas que você sempre pensa que é grande demais, mas nunca é), coloque a farinha, o restante do açúcar e o sal. Faça um buraquinho no meio como um vulcãozinho e despeje o fermento ativado, os ovos e a manteiga.
Comece a misturar com uma colher de pau, e quando a massa começar a ficar grudenta, é hora de sujar as mãos! Sove a massa por uns 10 minutos. Considere isso seu treino de braço do dia. Quando estiver lisa e elástica, você chegou lá!
Passo 3: A primeira espera (ou "como testar sua paciência")
Coloque a massa numa tigela untada com um pouquinho de óleo, cubra com um pano limpo (aquele que você guardou da sua avó) e deixe descansar em um lugar quentinho por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Dica de amiga: coloque perto daquele cantinho da casa que sempre está quente. Todo mundo tem um!
Passo 4: Preparando o recheio
Enquanto a massa descansa (ela trabalhou duro, merece), misture o leite condensado com o coco ralado e as gotinhas de baunilha. Reserva esse pote de felicidade e tenta não passar o dedo toda hora para provar, viu?
Passo 5: Montando o pão
Depois que a massa cresceu, divida-a em 12 bolinhas iguais. Achate cada bolinha, coloque uma colherada generosa do recheio no meio e feche bem, formando uma trouxinha. Coloque a emenda para baixo em uma forma untada e enfarinhada.
A parte mais difícil? Manter as trouxinhas longe umas das outras, porque elas vão crescer mais uma vez!
Passo 6: A segunda espera (a paciência é uma virtude)
Cubra novamente e deixe descansar por mais 30 minutos. Nesse tempo você pode:
- Lavar a louça que sujou (ou fingir que vai lavar depois)
- Responder aquelas mensagens que estão pendentes há dias
- Tirar 300 fotos do seu trabalho para o Instagram
Passo 7: Hora de assar!
Pincele as bolinhas com gema de ovo batida para ficarem com aquela cor douradinha que impressiona as visitas. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 25-30 minutos, ou até ficarem com uma cor irresistível.
Quando o cheiro da sua cozinha ficar tão bom que começar a atrair pessoas de outros bairros, é sinal que está quase pronto!
Dicas de conservação
Se por algum milagre do universo sobrar algum pãozinho (o que nunca aconteceu na minha casa), você pode guardar em um recipiente bem fechadinho por até 3 dias em temperatura ambiente.
Para reaquecer e ter aquela sensação de pão recém-saído do forno, 15 segundinhos no micro ou 5 minutinhos em forno baixo já resolvem. Mas sinceramente? Eles são uma delícia mesmo frios!
Uma vez, tentei congelar alguns para ter em emergências (sabe aquelas visitas de surpresa?). Funcionou super bem! É só descongelar naturalmente e reaquecer no forno. Salvou meu lanche da tarde várias vezes!
Variantes e substituições
Olha, sou defensora de que receitas são como roteiros de filmes – estão aí para serem adaptados! Vamos às possibilidades:
- Sem leite condensado? Use doce de leite! Fica com um sabor mais caramelizado e igualmente divino.
- Não tem coco ralado? Tente com chocolate picadinho ou até mesmo goiabada em cubinhos.
- Para uma versão menos doce (quem faria isso?), substitua parte do recheio por cream cheese.
- Tá de dieta? Sinto muito, essa receita não tem versão fit. Algumas felicidades na vida não têm substituto!
Uma vez minha amiga trocou o recheio por Nutella e pedaços de banana. Quase pedi ela em casamento depois de provar, de tão bom que ficou!
Com o que servir este pão doce leite
Café fresquinho é o par perfeito para este pão. Aquele café forte, fumegante, que faz você fechar os olhos de satisfação quando toma o primeiro gole junto com uma mordida do pão.
Se você é do time chá, um chá de camomila ou erva-doce também harmoniza maravilhosamente bem.
Para um café da manhã de rainha (ou rei), sirva com algumas frutas frescas ao lado – o contraste do ácido da fruta com o doce do pão é simplesmente perfeito!
E, sinceramente? Às vezes sirvo apenas com um copo de leite gelado numa tarde preguiçosa de domingo. Simples assim, porque algumas coisas na vida não precisam de complicação para serem perfeitas.
FAQ
Posso fazer essa massa na batedeira?
Claro que sim! Use o gancho de massa e bata em velocidade média por uns 8 minutos. Mas confesso que sovar à mão tem algo de terapêutico… e você ainda economiza na academia!
O meu pão não cresceu. O que fiz de errado?
Provavelmente seu fermento estava de mau humor (ou vencido). Outra possibilidade: o ambiente estava muito frio. Coloque a massa para descansar dentro do forno desligado com uma tigela de água quente ao lado.
Quanto tempo dura o pão?
Teoricamente, até 3 dias em recipiente fechado. Na prática? Desaparece em horas!
Posso fazer uma versão salgada?
Sim! Diminua o açúcar na massa para 2 colheres de sopa e recheie com queijo, presunto, ou o que seu coração mandar. Mas honestamente? A versão doce é imbatível.
É verdade que sovar demais deixa o pão duro?
Difícil sovar demais à mão! Mas sim, se você tiver superpoderes e sovar por 30 minutos, pode ficar um pouco duro. Em geral, 10 minutinhos de sova já é o suficiente.
Tem algo sobre esse pão doce leite que me faz querer preparar um a cada final de semana. Talvez seja o cheiro que toma conta da casa, talvez seja a textura fofinha, ou quem sabe seja apenas a alegria de ver os olhinhos brilhando quando sirvo para alguém especial.
Espero de coração que você tente fazer essa receita! E quando fizer, me conta nos comentários como foi a experiência. Manda foto, conta se inovou em algo, se a família adorou… Porque a maior delícia de compartilhar receitas é saber que elas estão criando momentos felizes em outras cozinhas além da minha. Bom apetite e até a próxima fornada!
Pão Doce com Leite Condensado
Equipment
- Tigela grande
- Colher de Pau ou Espátula
- Assadeira
- Pano limpo
Ingredients
Para a massa
- 500 g farinha de trigo de preferência tradicional
- 1 xícara leite morno (temperatura de banho de bebê)
- 50 g manteiga em temperatura ambiente
- 10 g fermento biológico seco ou 30g fermento fresco
- 2 ovos inteiros em temperatura ambiente
- 1/2 xícara açúcar
- 1 pitada sal
Para o recheio
- 1 lata leite condensado aprox. 395g
- 100 g coco ralado
- essência de baunilha algumas gotas
Para pincelar
- 1 gema de ovo para pincelar
Instructions
- Passo 1: Ative o fermento
Misture o fermento biológico seco/fresco com o leite morno e uma colher do açúcar. Deixe descansar por uns 10 minutos até ficar borbulhante. Se não borbulhar, substitua o fermento. - Passo 2: Misture a massa
Em uma tigela grande, coloque a farinha, o restante do açúcar e o sal. Faça uma cavidade no centro e adicione fermento ativado, ovos e manteiga. Misture com colher até começar a formar uma massa. - Sove a massa
Quando a massa ficar pesada, sove com as mãos (uns 10 minutos) até ficar lisa e elástica. - Descanso 1
Coloque em tigela untada, cubra com pano limpo e leve para crescer por 1 hora, ou até dobrar de tamanho. - Prepare o recheio
Misture leite condensado, coco ralado e gotas de baunilha. - Divida e recheie
Divida a massa crescida em 12 partes iguais. Abra cada bolinha, coloque uma colher de recheio e feche, formando trouxinhas. Disponha numa forma untada com a emenda para baixo. - Descanso 2
Cubra com pano e deixe crescer mais 30 minutos. - Pincele e asse
Pincele com gema batida e asse em forno preaquecido a 180°C por 25-30 minutos, até dourar. - Sirva
Deixe esfriar um pouco, sirva com café ou chá. Aproveite!