Coxinha de frango cremosa
Lembra aquela sensação de conforto quando a gente chega em casa da escola e sente aquele cheirinho de comida caseira? Pra mim, era o dia da coxinha de frango na casa da vovó. Eu chegava correndo e já ficava rondando a cozinha, tentando roubar uma antes da hora do lanche. Acho que minha paixão por cozinhar começou ali, observando ela modelar cada coxinha com tanto carinho, aquele formato de gotinha perfeito que eu nunca conseguia imitar direito (e olha que tentei muitas vezes!).
Um docinho que conquistou seu coração? Salve no Pinterest para encontrar depois!
Hoje vou compartilhar com vocês a receita da coxinha de frango mais cremosa que você já provou! É aquela que quando você morde, o recheio é tão gostoso que você fecha os olhos involuntariamente e solta um "hmmm" sem nem perceber. Sabe aquela coxinha que você consegue comer três, quatro seguidas sem cansar do sabor? É essa mesma!
Porque você vai adorar esta coxinha de frango
Primeiro, vamos combinar que coxinha não é só comida, é experiência emocional pura, né? Quem nunca pediu uma coxinha num momento de tristeza ou comemorou algo importante com esse petisco clássico que todo mundo adora? Mas o que faz essa receita especial é o equilíbrio perfeito: a massa é macia por fora, com aquela crostinha crocante na medida certa, e o recheio? Meu Deus, o recheio é um abraço em forma de comida!
E olha, não quero me gabar, mas essa receita já salvou alguns encontros com amigos que apareceram de surpresa lá em casa. "Nossa, você fez isso agora?" Sim, fiz! E a melhor parte? Você não precisa ser nenhum chef para acertar de primeira. É aquela receita coringa que impressiona sem complicação.
Ah, e se você é daqueles que fica com medo de fritar, pode relaxar! Vou te dar todas as dicas para você não transformar sua cozinha numa zona de guerra cheia de óleo. Prometo!
Os ingredientes
Para a massa:
- 4 xícaras de água
- 2 tabletes de caldo de galinha (aqueles que a vovó sempre tinha no armário)
- 3 colheres (sopa) de manteiga (não economize aqui, faz toda diferença!)
- 3 xícaras de farinha de trigo (peneirada, por favor)
- Sal a gosto (eu sempre coloco uma pitadinha a mais)
Para o recheio cremoso:
- 500g de peito de frango cozido e desfiado (quanto mais caprichado no desfiar, mais gostoso fica!)
- 1 cebola média picadinha
- 2 dentes de alho amassados (ou 3, se você for como eu e adora alho)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 tomate sem pele e sem sementes picadinho
- 1/2 xícara de requeijão cremoso (o segredo do cremoso!)
- Cheiro verde picado a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Para empanar:
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca (a mais fininha que você encontrar)
- Óleo para fritar (bastante, viu?)
Como preparar esta coxinha de frango
Passo 1: O recheio que vai te fazer suspirar
Comece pelo recheio, assim ele esfria enquanto você prepara a massa. Refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem transparentes (e não dourados! Cebola queimada é triste demais). Adicione o frango desfiado, o tomate picadinho e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar por uns 5 minutinhos em fogo médio, mexendo de vez em quando.
Agora vem a mágica: desligue o fogo e adicione o requeijão e o cheiro verde. Misture bem e prove para ajustar o sal. Se estiver muito seco, coloque mais um pouquinho de requeijão (quem já reclamou de coxinha com muito requeijão? Ninguém, né?). Reserve.
Passo 2: A massa perfeita
Em uma panela, coloque a água, os caldos de galinha e a manteiga. Leve ao fogo e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo de uma só vez.
Agora é hora do braço! Mexa rápido, com vigor, até desgrudar da panela. Parece crossfit na cozinha, mas vale cada gota de suor! Você vai saber que está no ponto quando a massa formar uma bola lisa que desgruda da panela (e do batedor também).
Transfira essa massa para uma superfície lisa, untada com um pouquinho de óleo, e sove até ficar morna. Se você for impaciente como eu, espere pelo menos 15 minutinhos. Se tentar modelar com a massa quente, vai derreter suas digitais, acredite!
Passo 3: Modelando com amor
Com as mãos levemente untadas com óleo (segredo pra massa não grudar), pegue uma porção pequena da massa e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque um pouco do recheio no centro e feche, modelando no formato de gotinha. Se não ficar perfeito de primeira, relaxa! A primeira fornada é sempre a mais "rústica", né?
Repita o processo até acabar a massa e o recheio. Se sobrar um pouquinho de recheijo, come com torrada depois. Chef's privilege!
Passo 4: Empanando e fritando
Passe cada coxinha primeiro nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Se quiser uma casquinha extra crocante, repita o processo (ovo + farinha de rosca novamente).
Aqueça bastante óleo em uma panela funda. O truque para saber se está na temperatura certa: jogue um pedacinho de pão – se ele subir rapidinho e começar a dourar, está pronto.
Frite poucas coxinhas por vez (superlotação causa queda de temperatura e coxinhas encharcadas de óleo). Vire-as algumas vezes até ficarem douradinhas por igual. Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo.
Consejos de conservação
Se por algum milagre sobrar alguma coxinha (o que é raro lá em casa), você pode guardar na geladeira por até 3 dias em um recipiente bem fechado. Para esquentar, evite o micro-ondas que deixa a massa molenga. O ideal mesmo é dar uma esquentadinha no forno preaquecido por uns 10 minutinhos.
E aqui vai um segredo que poucos sabem: você pode congelar as coxinhas já modeladas e empanadas, antes de fritar! Organize-as em uma forma, leve ao freezer até congelarem e depois transfira para um saco próprio para congelamento. Elas duram até 3 meses assim! Quando quiser, é só fritar congeladas mesmo, em fogo médio para que aqueçam por dentro sem queimar por fora.
Variantes e substituições
Se você é do time que adora experimentar, que tal fazer algumas versões diferentes dessa coxinha de frango?
- Substitua metade do requeijão por cream cheese para um sabor ainda mais suave
- Adicione um pouquinho de milho e palmito ao recheio para uma versão mais incrementada
- Experimente usar batata na massa ao invés de só farinha (200g de batata cozida e amassada para cada 2 xícaras de farinha)
- Para os corajosos: coloque um cubinho de queijo mussarela dentro de cada coxinha antes de fechar. Quando fritar, vai ficar com aquele queijo derretido que puxa – uma delícia!
E se você estiver numa dieta, tente assar as coxinhas ao invés de fritar. Não vai ficar exatamente igual, mas ainda assim delicioso e bem mais leve!
Com o que servir esta coxinha de frango
Coxinha já é perfeita sozinha, mas se você quer montar uma mesa de petiscos que vai impressionar geral, tenta servir junto com:
- Um potinho de molho de pimenta caseiro (mistura pimenta dedo-de-moça, azeite, limão e sal)
- Cerveja bem gelada ou um refrigerante de guaraná para os não-alcoólicos
- Outros petiscos como bolinha de queijo ou pastel para uma festa completa
- Uma salada de folhas verdes com molho cítrico para equilibrar (e fingir que estamos sendo saudáveis, né?)
Na minha casa, a tradição é servir coxinha de frango em tarde de futebol ou em aniversários. Todo mundo sentado na sala, assistindo ao jogo, com um pratão de coxinhas recém-saídas do óleo e um monte de guardanapos por perto. Aquele momentinho de felicidade pura que faz a gente esquecer os problemas por algumas horinhas!
FAQ
A massa ficou grudando nas mãos. O que eu faço?
Calma, isso acontece! Use um pouquinho mais de óleo nas mãos ou, se estiver muito mole mesmo, volte a massa para a panela e adicione mais um pouquinho de farinha, mexendo bem.
Posso usar frango de rotisserie para poupar tempo?
Claro que sim! Eu mesma já fiz várias vezes. Só lembre de remover a pele e desfiar bem fininho.
Dá para fazer no air fryer?
Sim! Pincele as coxinhas com um pouquinho de óleo e leve para o air fryer a 180°C por uns 15 minutos, virando na metade do tempo. Não fica exatamente igual à fritura, mas ainda é delicioso e muito mais leve!
O que fazer se a coxinha abrir durante a fritura?
Isso geralmente acontece quando a massa não está bem selada. Certifique-se de fechar bem as bordas da coxinha e, se mesmo assim abrir, não desanime! Elas vão ficar feias, mas igualmente gostosas (e ninguém vai reclamar do sabor, acredite).
É muita trabalheira?
Olha, não vou mentir que dá um trabalhinho, mas é daqueles que valem cada minuto. Faça com música alta e uma taça de vinho, transforma a experiência!
Sabe o que eu mais amo sobre preparar coxinha de frango em casa? É como esse petisco clássico que todo mundo adora tem o poder de juntar pessoas. Toda vez que faço, é garantia de casa cheia e risadas na cozinha. As memórias que criamos compartilhando essas comidinhas feitas com carinho valem mais que qualquer coisa.
E aí, vai encarar o desafio de fazer sua coxinha caseira? Me conta depois como foi a experiência! Tira foto, me marca nas redes sociais e vem dividir suas dicas e adaptações. Tem algo mais gostoso do que compartilhar receitas que a gente ama? Mal posso esperar para saber se a sua família aprovou tanto quanto a minha!
Coxinha de Frango Cremosa da Vovó
Equipment
- Panela funda
- Colher de pau
- Escumadeira
Ingredients
Massa
- 4 xícaras água
- 2 tabletes caldo de galinha ou 2 colheres (sopa) rasas, se for em pó
- 3 colheres manteiga (sopa), capriche na qualidade
- 3 xícaras farinha de trigo peneirada
- sal a gosto
Recheio cremoso
- 500 g peito de frango cozido e desfiado
- 1 cebola média bem picadinha
- 2 dentes alho amassados (ou 3, para extra sabor)
- 2 colheres azeite (sopa)
- 1 tomate sem pele e sementes, picadinho
- 1/2 xícara requeijão cremoso
- cheiro verde picado, a gosto
- sal e pimenta a gosto
Para empanar e fritar
- 2 ovos batidos
- farinha de rosca quanto baste, use a mais fina que encontrar
- óleo quanto baste para fritar por imersão
Instructions
- Recheio: Refogue a cebola e o alho em azeite até ficarem transparentes. Acrescente o frango desfiado, tomate e tempere com sal e pimenta. Refogue por 5 minutos. Desligue o fogo, misture o requeijão cremoso e o cheiro verde. Ajuste o sal. Reserve esfriando.
- Massa: Em uma panela, coloque a água, os caldos de galinha e a manteiga. Deixe ferver. Abaixe o fogo e coloque toda a farinha de trigo peneirada de uma vez. Mexa vigorosamente até desgrudar da panela e formar uma bola lisa. Transfira para bancada untada e sove até amornar.
- Modelar: Com as mãos untadas de óleo, abra pequenas porções da massa formando discos. Recheie com o frango cremoso e modele no formato clássico de coxinha (gotinha). Vá organizando em uma superfície untada.
- Empanar: Passe cada coxinha nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Para casquinha extra crocante, repita o processo.
- Fritar: Aqueça bastante óleo em panela funda. Frite poucas coxinhas por vez, virando para dourar por igual. Retire com escumadeira e coloque sobre papel toalha.
- DICA! Congele as coxinhas já empanadas (sem fritar) por até 3 meses. Frite ainda congeladas, em óleo não muito quente, até dourar.