Lembra aquela sensação de conforto quando a gente chega em casa da escola e sente aquele cheirinho de comida caseira? Essa coxinha de frango é puro abraço: massa macia e recheio super cremoso, no clássico formato de gotinha, perfeita para dividir com quem você ama. Fácil de modelar, empanar e fritar em casa, ela conquista corações em qualquer ocasião. Prepare já essa receita tradicional e crie suas próprias memórias deliciosas!
2tabletescaldo de galinhaou 2 colheres (sopa) rasas, se for em pó
3colheresmanteiga(sopa), capriche na qualidade
3xícarasfarinha de trigopeneirada
sala gosto
Recheio cremoso
500gpeito de frangocozido e desfiado
1cebola médiabem picadinha
2dentesalhoamassados (ou 3, para extra sabor)
2colheresazeite(sopa)
1tomatesem pele e sementes, picadinho
1/2xícararequeijão cremoso
cheiro verdepicado, a gosto
sal e pimentaa gosto
Para empanar e fritar
2ovosbatidos
farinha de roscaquanto baste, use a mais fina que encontrar
óleoquanto baste para fritar por imersão
Instructions
Recheio: Refogue a cebola e o alho em azeite até ficarem transparentes. Acrescente o frango desfiado, tomate e tempere com sal e pimenta. Refogue por 5 minutos. Desligue o fogo, misture o requeijão cremoso e o cheiro verde. Ajuste o sal. Reserve esfriando.
Massa: Em uma panela, coloque a água, os caldos de galinha e a manteiga. Deixe ferver. Abaixe o fogo e coloque toda a farinha de trigo peneirada de uma vez. Mexa vigorosamente até desgrudar da panela e formar uma bola lisa. Transfira para bancada untada e sove até amornar.
Modelar: Com as mãos untadas de óleo, abra pequenas porções da massa formando discos. Recheie com o frango cremoso e modele no formato clássico de coxinha (gotinha). Vá organizando em uma superfície untada.
Empanar: Passe cada coxinha nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Para casquinha extra crocante, repita o processo.
Fritar: Aqueça bastante óleo em panela funda. Frite poucas coxinhas por vez, virando para dourar por igual. Retire com escumadeira e coloque sobre papel toalha.
DICA! Congele as coxinhas já empanadas (sem fritar) por até 3 meses. Frite ainda congeladas, em óleo não muito quente, até dourar.
Notes
Experimente variações: adicione palmito ou milho ao recheio, troque parte do requeijão por cream cheese ou coloque um cubinho de queijo mussarela dentro antes de fechar a coxinha. Para uma versão mais leve, pincele óleo e asse no forno ou na air fryer.Guarde na geladeira por até 3 dias ou congele antes de fritar. Para reaquecer, prefira o forno ao micro-ondas!