Quiche de alho poró com creme simples e saboroso
Outro dia, depois de um dia inteirinho correndo, cheguei em casa morrendo de fome e sem ideia do que preparar pro jantar. Foi quando me lembrei do alho poró que tinha comprado no fim de semana e que estava ali, me olhando da geladeira, como quem diz "use-me logo!". E sabe o que veio na minha mente? Uma quiche de alho poró! Aquele tipo de refeição que alimenta a alma, sabe? Cremosa, reconfortante e com aquele gostinho que faz a gente fechar os olhos de prazer ao dar a primeira mordida.
Um docinho que conquistou seu coração? Salve no Pinterest para encontrar depois!
Confesso que essa receita de quiche de alho poró é meu coringa para dias assim – quando quero algo especial, mas que não me dê trabalho demais. Uma quiche que parece sofisticada (ótima para impressionar visitas), mas que na real é super descomplicada de fazer. Não é à toa que virou queridinha lá em casa!
Por que você vai adorar essa quiche de alho poró
Vamos combinar, existem mil receitas de quiche por aí. Mas essa tem um lugarzinho especial no meu coração. Primeiro, porque o alho poró tem aquele sabor adocicado que casa perfeitamente com o creme da quiche. É tipo aquele amigo que se dá bem com todo mundo na festa, sabe?
E tem mais: é versátil demais! Serve pro café da manhã com um cafezinho, pro almoço com uma saladinha verde, ou pro jantar quando você está com preguiça (quem nunca?). Além disso, essa quiche fica boa quentinha, temperatura ambiente e até gelada no dia seguinte (se sobrar, claro, o que raramente acontece aqui em casa).
O melhor de tudo? Não tem segredo. Se você já teve trauma com massas que não deram certo ou recheios que viraram sopa, pode relaxar. Essa quiche de alho poró é literalmente à prova de erros. Eu mesma já fiz distraída, conversando, ouvindo podcast, e sempre dá bom!
Os ingredientes
Para a massa:
- 200g de farinha de trigo (aquela que você já tem no armário mesmo)
- 100g de manteiga gelada em cubinhos (tem que ser gelada, não negocia comigo nessa!)
- 1 pitada de sal (eu sempre coloco um pouquinho mais, confesso)
- 3 a 4 colheres de água gelada (depende do dia, da umidade, do astral… você vai sentir!)
Para o recheio:
- 2 talos grandes de alho poró (aquelas partes brancas e verde-clarinhas)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 200ml de creme de leite fresco (ou aquele de caixinha mesmo, sem vergonha)
- 3 ovos inteiros (os meus sempre são de galinha caipira, faz diferença viu!)
- 150g de queijo gruyère ralado (mas mussarela funciona também, somos flexíveis aqui)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Uma pitadinha de noz-moscada (o segredo que ninguém te conta)
Como preparar essa quiche de alho poró
Passo 1: A massa coringa
Primeiro, vamos fazer aquela massa de quiche que nunca falha. Joga toda a farinha numa tigela, adiciona a manteiga gelada em cubinhos e o salzinho. Agora vem a parte terapêutica: com a pontinha dos dedos, vai misturando até virar uma farofinha.
Adiciona a água gelada aos poucos (literalmente colher por colher) e vai misturando até formar uma massa que desgrude da tigela. Não amassa demais, tá? O segredo da massa de quiche perfeita é não trabalhar demais nela. Quanto menos você mexer, mais crocante ela fica!
Embrulha essa preciosidade em filme plástico e manda pra geladeira por 30 minutinhos. Eu sei, a tentação é pular essa parte, mas acredite: esse descanso é sagrado! Enquanto isso, dá tempo de adiantar o recheio (ou tomar um cafezinho, ninguém está julgando).
Passo 2: O recheio que é puro amor
Corta os alhos porós em rodinhas bem fininhas. Aqui vai um truque: lava bem depois de cortar, porque eles adoram esconder terrinhas entre as camadas. Derrete a manteiga numa panela e joga o alho poró pra murchar em fogo médio-baixo. Não deixa dourar muito, a ideia é só amolecer. Tempera com um pouquinho de sal e reserve.
Numa tigela, mistura os ovos com o creme de leite, sal, pimenta (seja generoso!), a noz-moscada e metade do queijo ralado. Mexe bem até ficar homogêneo. Essa mistura vai ficar com cara de "será que deu certo?", mas confia no processo!
Passo 3: Montagem e forno!
Pega aquela massa que estava descansando na geladeira (mais relaxada que a gente depois do almoço de domingo), abre com um rolo até ficar do tamanho da sua forma de quiche – ou qualquer forma redonda que você tenha. Se não tiver rolo de massa, uma garrafa limpa também serve, juro!
Forra a forma com a massa, espeta o fundo com um garfo várias vezes (isso evita que ela infle) e leva ao forno pré-aquecido a 180°C por uns 10 minutos. É o que chamam de "pré-assar" – parece frescura, mas faz toda a diferença pra massa não ficar molenga.
Tira do forno, espalha o alho poró refogado por cima da massa, despeja o creme de ovos e finaliza com o restante do queijo ralado. Leva de volta ao forno por mais 25-30 minutos, ou até ficar douradinha por cima e firme quando você balança levemente a forma.
E pronto! Deixa descansar uns 10 minutinhos antes de cortar (eu sei, é tortura, mas vale a pena!).
Dicas de conservação
Se por algum milagre sobrar quiche (o que raramente acontece por aqui), guarde na geladeira por até 3 dias. Ela fica ótima quando requentada rapidinho no forno. Evita microondas se puder – a massa perde aquela crocância que a gente tanto ama.
Dá até pra congelar fatias individuais! É só embalar bem em papel alumínio e depois plástico filme. Quando bater a vontade, descongela na geladeira e esquenta no forno. Salvação pra aqueles dias de preguiça suprema.
Variantes e substituições
Tá sem alho poró? Cebola funciona! Não vai ser a mesma coisa, claro, mas fica uma delícia também.
O queijo gruyère pode ser substituído por qualquer queijo que derreta bem: mussarela, prato, gouda, até mesmo aquele queijo de coalho que sobrou do churrasco de domingo.
Se você quiser deixar essa quiche de alho poró ainda mais substanciosa, joga uns cubinhos de bacon (pré-fritinhos) ou presunto junto com o alho poró. Ou, pra versão vegetariana, uns cogumelos salteados ficam divinamente bem!
Quer algo mais verde? Espinafre refogado rapidinho ou brócolis picadinho combinam super com o alho poró.
Com o que servir a quiche de alho poró
Uma saladinha verde simples, só com rúcula, tomate cereja e um molho de azeite com limão, é a companhia ideal. A acidez da salada corta a cremosidade da quiche numa harmonia perfeita!
No inverno, eu adoro servir com uma sopa de tomate. Parece exagero, mas é aquele combo confortante quando está friozinho lá fora.
E, claro, um vinho branco seco cai como uma luva. Não é que eu seja sommelière, mas acredite: essa combinação é imbatível para um jantar despreocupado de sexta-feira!
FAQ
Posso fazer a massa com antecedência?
Absolutamente! Você pode fazer a massa até dois dias antes e deixar na geladeira, ou congelar por até um mês. Só lembra de tirar do congelador um dia antes de usar.
A quiche ficou muito líquida, o que fiz de errado?
Provavelmente seu alho poró estava muito úmido ou o forno não estava quente o suficiente. Na próxima, escorra bem o alho poró depois de refogar e verifique a temperatura do seu forno com um termômetro.
Posso fazer versão sem lactose?
Com certeza! Use manteiga e creme de leite sem lactose, e queijos específicos sem lactose que já vendem nos supermercados. Fica uma delícia também!
Dá para fazer em forminhas individuais?
Dá sim, e fica um charme! Só reduz o tempo de forno para cerca de 20 minutos. Perfeito para servir em jantares onde você quer impressionar sem muito esforço.
Quiche de alho poró é diferente de torta de alho poró?
Na prática, a quiche tem origem francesa e geralmente tem uma proporção maior de ovos e creme, o que a torna mais cremosa. Mas na real? Chame do que quiser – o importante é que está delicioso!
Sabe, tem algo sobre compartilhar uma fatia de quiche quente que me faz sentir que está tudo bem no mundo. Talvez seja o cheiro que invade a casa enquanto assa, ou o momento em que a faca corta aquela primeira fatia perfeita. Essa quiche de alho poró é daquelas receitas que não marca só pelo sabor, mas por todos os momentos bons que ela proporciona.
Agora é sua vez! Se você fizer essa receitinha, me conta nos comentários como ficou! Mandou alguma modificação genial? Compartilha com a gente! E se postar nas redes, me marca que eu adoro ver as criações de vocês. Bom apetite, e lembra: na cozinha, o que vale é o carinho no preparo e a alegria de compartilhar!
Quiche de Alho Poró Cremosa
Equipment
- Forma de quiche (aprox. 24cm)
- Tigela grande
- Frigideira ou panela
- Rolo de massa (ou garrafa limpa)
- Forno
- Filme plástico
Ingredients
Massa
- 200 g farinha de trigo uso comum
- 100 g manteiga gelada em cubinhos
- 1 pitada sal ajuste a gosto
- 3-4 colheres de sopa água gelada adicione aos poucos até dar ponto
Recheio
- 2 talos grandes alho poró partes brancas e verde-clarinhas; em rodelas finas
- 2 colheres de sopa manteiga
- 200 ml creme de leite fresco pode ser caixinha
- 3 ovos inteiros preferencialmente caipiras
- 150 g queijo gruyère ralado pode substituir por mussarela
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 pitada noz-moscada ralada
Instructions
- Massa: Junte a farinha em uma tigela, adicione a manteiga gelada e o sal. Misture com a ponta dos dedos até virar uma farofinha.
- Adicione a água gelada, colher por colher, até formar uma massa que desgruda da tigela. Não amasse demais!
- Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
- Recheio: Corte o alho poró em rodelas finas e lave bem. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue o alho poró em fogo médio-baixo até murchar (não deixar dourar muito). Tempere com sal e reserve.
- Em uma tigela, bata os ovos com o creme de leite, sal, pimenta e noz-moscada. Misture metade do queijo ralado até ficar homogêneo.
- Montagem: Abra a massa com um rolo e forre o fundo e laterais da forma. Fure o fundo com um garfo.
- Pré-asse a massa em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos.
- Espalhe o alho poró refogado na massa pré-assada, despeje a mistura de creme e ovos e finalize com o restante do queijo ralado.
- Leve ao forno para assar por mais 25-30 minutos, até ficar dourado e firme ao toque.
- Deixe descansar 10 minutos antes de cortar e servir.