Pão de milho verde macio, cremoso e perfumado, inspirado nas receitas das avós. Fácil de preparar, perfeito para o café da manhã, lanche ou acompanhamento de sopas. Versátil e irresistível, conquista qualquer um – impossível durar muito tempo na mesa!
Prep Time10 minutesmins
Cook Time40 minutesmins
Total Time50 minutesmins
Course: Acompanhamento, Café da Manhã, Lanche
Cuisine: Brasileira
Keyword: Pão de milho verde, pão de milho, pão caseiro, lanche
Servings: 12fatias
Calories: 220kcal
Equipment
Liquidificador
Tigela
Forma retangular média
Forno
Ingredients
Ingredientes
2xícarasmilho verdefresco ou congelado, de preferência fresco
3ovos grandes
1/2xícaraleite
1/2xícaraóleo vegetal
1colher (sopa)açúcarou a gosto
1colher (sopa)fermento em pó
2xícarasfubáamarelinho
1xícarafarinha de trigo
100gqueijo parmesão raladoou mais a gosto
1colher (chá)sal
Para untar
óleo vegetal
fubápara polvilhar
Instructions
1. Preparando o milho: Bata o milho com o leite no liquidificador até ficar uma pasta cremosa (pode deixar pedacinhos para dar textura).
2. Misturando os úmidos: Adicione os ovos e o óleo ao liquidificador e bata até a mistura ficar homogênea.
3. Hora dos secos: Em uma tigela, misture o fubá, a farinha de trigo, o queijo ralado, o açúcar e o sal. Adicione essa mistura aos poucos à mistura do liquidificador, para não fazer bagunça.
4. Fermento e forma: Quando a massa estiver uniforme, acrescente o fermento e pulse o liquidificador rapidinho, apenas para misturar. Despeje a massa em uma forma média untada com óleo e polvilhada com fubá.
5. Hora do forno: Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Faça o teste do palito: se sair limpo, está pronto!
Notes
Guarde em recipiente fechado ou embrulhado em pano limpo por até 3 dias, mas é tão gostoso que raramente sobra. Congele em pedaços se quiser e esquente na frigideira ou airfryer para crocância extra!Versões possíveis: use leite vegetal para versão sem lactose, troque o parmesão por queijo da sua preferência, adicione coco ralado ou pedacinhos de linguiça calabresa para variar.Farinha de trigo pode ser substituída por farinha sem glúten (como de arroz).