Sabe aquela semana caótica, quando nada dá certo e parece que seu único talento é queimar água? Foi assim que descobri o risoto de alho poró. Depois de um dia terrível no trabalho, cheguei em casa morrendo de fome, o delivery atrasado e só tinha arroz, um alho poró meio murcho na geladeira e um restinho de parmesão. Pensei: "é hoje que vou criar minha obra-prima ou passar fome". E assim nasceu minha versão do risoto de alho, hoje meu xodó para impressionar visitas sem esforço.
1 1/2xícaraarroz arbóreoArroz para risoto; pode usar arroz comum, mas ficará menos cremoso
1alho poró grandeou 2 pequenos
2dentes de alhoamassados (ou 4 se gostar)
3colheres de sopamanteiga1 no início, 1 no meio e 1 no final
2colheres de sopaazeite de oliva
1/2xícaravinho branco secoopcional
1litrocaldo de legumesquente (ou de galinha)
1/2xícaraqueijo parmesão raladoou mais a gosto
sal e pimenta-do-reinoa gosto
Instructions
Preparando o alho poró: Corte fora a parte verde escura e a raiz. Abra ao meio no sentido do comprimento e lave bem entre as camadas para tirar a terra. Fatie em meias-luas finas.
Em uma panela funda, aqueça 1 colher de sopa de manteiga com o azeite de oliva em fogo médio.
Adicione o alho picado/amassado e refogue por cerca de 30 segundos até perfumar. Não deixe queimar; se queimar, descarte e recomece.
Junte o alho poró fatiado e refogue por 3-4 minutos até murchar e ficar macio.
Acrescente o arroz arbóreo e mexa por cerca de 2 minutos até os grãos ficarem levemente transparentes nas bordas.
Adicione o vinho branco (se usar) e deixe evaporar completamente, mexendo sempre.
Comece a adicionar o caldo de legumes quente aos poucos, uma concha por vez, mexendo sempre. Espere o arroz quase secar para adicionar mais caldo.
Continue o processo por cerca de 18-20 minutos, sempre adicionando caldo conforme necessário e mexendo para liberar o amido.
Quando o arroz estiver al dente, desligue o fogo, adicione o restante da manteiga e o parmesão ralado. Misture vigorosamente até ficar bem cremoso.
Acerte o sal e a pimenta a gosto. Tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos antes de servir.
Sirva imediatamente, com mais parmesão ralado por cima se desejar.
Notes
O risoto de alho poró é super versátil! Adicione cogumelos, frango desfiado ou ervilhas para variar. Fica ótimo também com caldo de galinha no lugar do legumes. Não se preocupe se sobrar: guarde em pote fechado na geladeira por até 2 dias e reaqueça com um pouco de caldo ou água para recuperar a cremosidade.Não congele, pois a textura pode ficar comprometida.Para uma versão vegetariana, use apenas caldo de legumes e incremente com legumes variados.