Uma versão prática e refrescante do tradicional tabule, feita com pepino, trigo para quibe e muito limão. Esse tabule pepino é perfeito para dias de calor, churrascos, lanches rápidos ou como acompanhamento leve — pode ser personalizado com o que você tiver na geladeira!
1xícaratrigo para quibe(de preferência já hidratado)
2pepinos médiosbem frescos, com casca
1limão grande(ou 2 pequenos)
3colheres de sopaazeite de oliva(use o bom!)
1maçohortelã frescapicada
1maçosalsinha frescapicada
1cebola roxa médiapicada bem miudinha
sal e pimentaa gosto
Opcional
2colheres de soparomã em grãospara finalizar (opcional)
Instructions
1. Prepare o trigo para quibe: Se estiver cru, coloque em uma tigela, cubra com água e deixe hidratar por 30 minutos. Em seguida, escorra e esprema bem para tirar o excesso de água. Se já vier hidratado, pode usar direto.
2. Prepare os legumes: Lave bem os pepinos e corte em cubinhos pequenos (com casca). Pique a cebola roxa o mais fininho possível.
3. Prepare as ervas: Lave a hortelã e a salsinha, retire talos grossos e pique tudo bem fininho.
4. Misture tudo: Em uma tigela grande, coloque o trigo já hidratado e escorrido, os pepinos, a cebola, a hortelã e a salsinha. Misture delicadamente.
5. Tempere: Esprema o limão sobre a mistura, adicione o azeite, sal e pimenta a gosto. Misture bem. Prove e ajuste os temperos conforme seu gosto.
6. Finalize (opcional): Adicione os grãos de romã por cima, se quiser servir com um toque especial.
Dica: Se possível, leve à geladeira por 1 hora antes de servir para os sabores marinarem e o tabule ficar ainda mais refrescante.
Notes
O tabule pepino é adaptável: substitua ervas e legumes pelo que você tiver. Para prevenir que fique aguado ao guardar, só misture o limão e azeite na hora de servir. Não congele. Para uma versão sem glúten, use quinoa cozida no lugar do trigo para quibe.
Adicione tomate cereja cortado para mais cor.
Use abobrinha ralada para variar.
Troque o limão por laranja.
Inclua grão de bico cozido para proteína extra.
Sirva com kafta, peixe grelhado, wraps, pão sírio ou folhas de alface.